top of page

SAÚDE MENTAL E REDES SOCIAIS

  • Foto do escritor: Magno - Psicólogo CRP 16/8772
    Magno - Psicólogo CRP 16/8772
  • 11 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

"O Dilema das Redes" é um documentário da Netflix que explora o impacto psicológico do uso excessivo das redes sociais. O filme entrevista ex-funcionários de empresas de tecnologia, que trabalhavam em cargos de alto nível, para descrever como a indústria das redes sociais busca manipular nossos comportamentos online e offline, aumentando a dependência e a influência das redes em nossas vidas.


ree
Fonte: Google Imagens

Embora as redes sociais possam ter muitos benefícios, como ajudar-nos a nos conectar com amigos e familiares em todo o mundo, elas também podem ser prejudiciais para nossa saúde mental. A constante comparação com os outros, o medo de estar perdendo algo, a pressão para estar sempre online e disponível, tudo isso pode levar à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.


Por isso, é importante lembrar de cuidar da nossa saúde mental enquanto navegamos pelas redes sociais. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é estabelecer limites para o tempo que passamos nas redes sociais. É fácil perder a noção do tempo quando estamos online, mas definir um limite de tempo para o uso das redes pode ajudar a prevenir a sobrecarga.


Outra coisa que podemos fazer para cuidar da nossa saúde mental nas redes sociais é escolher as pessoas e as contas que seguimos com cuidado. Se estamos seguindo pessoas que nos fazem sentir mal, ou que estão constantemente compartilhando informações negativas, isso pode afetar nossa saúde mental. Em vez disso, procure seguir contas e pessoas que compartilham informações positivas e que o ajudem a se sentir bem consigo mesmo.


O documentário apresenta casos de uso indevido de dados e propaganda política nas redes sociais, bem como os efeitos negativos das redes sociais na saúde mental, especialmente em crianças e adolescentes.


Entretanto, se tratando de crianças e adolescentes é importante lembrar que as redes sociais não são a única forma de interação social. Embora elas possam ser úteis para nos conectarmos com outras pessoas, é preciso cuidado para não depender exclusivamente delas. Encontre outras formas de se conectar com outras pessoas, como participar de atividades em grupo ou fazer visitas em lugares diferentes.


Cuidar da nossa saúde mental nesta era digital é uma tarefa importante, que na maioria das vezes parece ser difícil. Ao estabelecer limites para o tempo que passamos online, escolher com cuidado as pessoas e as contas que seguimos, e lembrar que as redes sociais não são a única forma de interação social conseguimos manter determinado equilíbrio.


No geral, "O Dilema das Redes" é uma crítica à forma como as redes sociais estão mudando o nosso comportamento/pensamento, a política e a sociedade em geral, e destaca a necessidade de refletir sobre o uso que fazemos dessas plataformas.


Lembre-se: se você sente que está precisando de ajuda, contate um psicólogo e/ou psiquiatra de confiança!



Referência

Orlowski, J. (Diretor). (2020). O Dilema das Redes.

Comentários


Amor, Traição e Rivaliade - Parte 2
Parte 3

Se tiver perguntas, entre com contato comigo:

Vamos conversar?

SITE.png

Magno da S. Parmagnani

CRP 16/8772

Nova Venécia - ES

 

ICONES SITE 2.png
ICONES SITE.png
ICONES SITE 3.png
ICONES SITE 2.png
ICONES SITE.png

Clique para ser direcionado.

Obrigado pelo envio!

Acesse o Código de Ética:

Conselho Federal de Psicologia

CRP 16ª ES

LOGO CRP.png

© 2022 • Todos os direitos reservados.

bottom of page