HÁBITOS QUE PREJUDICAM A SAÚDE MENTAL
- Magno - Psicólogo CRP 16/8772
- 13 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
São inúmeros os hábitos que afetam nocivamente a nossa saúde mental e, consequentemente, impactam a nossa autoestima, saúde física, relacionamentos, performance no trabalho, e assim por diante. É preciso estar disposto para substituir hábitos que prejudicam a saúde mental por hábitos saudáveis.
Para ajudá-lo a compreender melhor, listei 5 hábitos que no meu ponto de vista são importantes e merecem total atenção.

Reprimir emoções e sentimentos:
Reprimir emoções por um longo período de tempo deixa as pessoas estressadas, ou seja, construir “muros” ao redor das nossas emoções, logo são impedidas de serem expressadas e entendidas. O estresse nada mais é do que uma alteração no humor a um estímulo negativo, como uma briga ou uma situação ameaçadora. Elevados níveis de estresse complicam o funcionamento regular do corpo, provocando um conjunto de sintomas desagradáveis, como irritabilidade e insônia.
Trabalhar demais:
Quando uma pessoa trabalha demais, sem pausas para cuidar de si mesma, se alimentar corretamente e ter momentos de descanso, pensa que está fazendo algo positivo à sua carreira, contudo, o efeito pode ser literalmente o contrário.
É natural ter fases da vida em que o trabalho é uma prioridade, afinal estamos falando do principal meio de subsistência, entretanto é preciso sempre prezar pelo equilíbrio, a fim de alcançar os objetivos ligados à carreira sem prejudicar a saúde mental. Inclusive, quando uma pessoa se sente bem física e emocionalmente, isso se reflete positivamente em seu desempenho profissional e nos relacionamentos interpessoais.
Se diminuir:
Por conta de experiências desagradáveis ou de uma mentalidade pessimista, algumas pessoas tendem a se diminuir. Elas se culpam por tudo que dá errado com elas e também com os outros ao seu redor, logo chegam a conclusões que “isso aconteceu porque eu sou insuficiente”. Este hábito prejudica a saúde mental e ainda cria motivos equivocados para as pessoas se odiarem.
Fazer comparações constantes:
Provavelmente, você já fez uma amizade só porque a outra pessoa tem um gosto semelhante ao seu, e isso é completamente normal. O problema é quando as comparações são negativas.
Você olha para si mesmo, posses materiais ou conquistas pessoais, e não considera ser o suficiente em comparação ao outro? Saiba que a mania de fazer comparações é um hábito que prejudica a saúde mental. Cada pessoa possui uma história de vida e uma personalidade única, ou seja, é impossível comparar dois indivíduos completamente diferentes em inúmeros aspectos.
Lembre-se que você é diferente de todas as pessoas com quem você se compara e não deve se sentir mal por não obter o mesmo resultado iguais ou semelhantes que elas.
Não dormir suficiente:
Dormir mal pode prejudicar a saúde, diminuir o rendimento no trabalho e aumentar o risco de doenças, ou seja, encontramos dificuldade para executar tarefas simples do dia a dia e gerir o nosso humor. Adultos devem dormir aproximadamente seis a oito horas por noite, chega de passar horas no Netflix, ficar mandando mensagens no celular sem parar ou pulando de post em post no Instagram quando o dia chega ao fim.
Uma noite de sono tranquila deve ser um hábito sagrado na sua rotina!
Lembre-se: se você sente que está precisando de ajuda, contate um psicólogo e/ou psiquiatra de confiança!
Vamos conversa?
Comments