PSICÓLOGO CRP 16/8772

Abordagem
Na psicologia nos deparamos com diferentes abordagens com seus modos distintos de compreender o homem e a sociedade, desenvolvida por teóricos diferentes com conceitos e técnicas particulares. Dentre as principais está a Psicanálise de Sigmund Freud, a Psicologia comportamental dos teóricos Watson e Skinner e a Terapia cognitivo-comportamental (TCC) desenvolvida pelo Aaron Beck.
É importante salientar que NÃO há abordagem certa ou errada, boa ou ruim. Assim como existe diversas possibilidades de experiências psicológicas em determinada situação, existe também muitas formas de compreender tais fenômenos da psique.
Minha atuação é com base na Psicologia Analítica, conhecida também como Psicologia Junguiana. A mesma foi desenvolvida através dos estudos de Carl Gustav Jung.
Diferente de Freud, Jung acreditava que o sujeito não é estimulado somente por vivências reprimidas, mas também por certas vivências de caráter emocional herdadas de nossos ancestrais. Esses aspectos herdados constitui o que Jung descreveu como inconsciente coletivo.
O teórico descreveu outros conceitos importantes que constitui a base da sua teoria, os tipos psicológicos que se desenvolvem a partir de uma junção de duas atitudes básicas (introversão e extroversão) e quatro funções separadas (pensamento, sentimento, sensação e intuição).
Diante desses conceitos primordiais, nasce a Psicologia Analítica.